Tudo que você precisa saber para vender no LinkedIn

Como construir sua Marca Pessoal no LinkedIn pode te ajudar a alavancar a vida nômade? Confira no artigo da semana.



Lá em 2014, a rede social do momento era o Orkut, como vocês já devem se lembrar, o Facebook entrou para dominar e extinguir os queridos scraps e depoimentos. Com uma pegada de exclusividade (precisava de convite para entrar), não perdi a chance de logo me cadastrar.


Curiosamente, confundi Facebook com LinkedIn, daí como você imagina, caí em uma rede social de negócios de paraquedas.


Demorou para eu entender o engano e, no fim das contas a conclusão era, jamais ter uma conta no LinkedIn, era muito chato.


Como o mundo dá voltas, hoje, mais de 10 anos depois posso afirmar que o aplicativo fixado na minha barra de favoritos não é o Facebook. Adivinha qual é? LinkedIn.


O app está fixado na minha barra de favoritos não é à toa, os caminhos que escolhi para minha profissão, me levaram a estudar a fundo esta ferramenta. Desde que adotei boas práticas de uso encontrei: oportunidades de vendas, negócios, networking, prospecção, oportunidades de trabalho, troca de experiências e muito mais.


Como prova dos argumentos, separei algumas atividades que recebo na ferramenta:





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Desde então, algumas publicações minhas tiveram grande repercussão, especificamente em uma destas, falo sobre SSI, o Social Selling Index, um índice que mostra a força e relevância do seu perfil, baseado em 4 pilares, a capacidade de estabelecer uma marca profissional, de encontrar as pessoas certas, de se envolver e de construir relacionamentos.





Networking surge naturalmente


Desde então, algumas pessoas me procuraram para compartilhar mais sobre estes conhecimentos.


A @Elisabeth Ramos é um exemplo maravilhoso, em uma das minhas postagens, escrevi e falei sobre como o @Linkedin me ajudou a bater minhas metas em Outbound Sales, em resposta, ela me escreveu uma mensagem parabenizando o resultado e pedindo que eu compartilhasse com ela e sua coordenadora, dicas, insights, boas práticas sobre o assunto.


Fizemos uma call e no final, eu ouvi a frase, “Você é uma inspiração para nós”, daí deu para perceber a dimensão e o poder que esta ferramenta tem, bem como, a oportunidade de ajudar outras pessoas no início desta caminhada.


Tomei então, a decisão de escrever uma série de artigos, sobre como prospectar, encontrar oportunidades de emprego e fazer networking dentro do Linkedin.


Neste primeiro post, gostaria de convidar você a fazer o exercício de medir o seu Social Selling Index e entender mais sobre essa estatística. Ela foi o principal norte para eu desenvolver as minhas estratégias aqui dentro. Baita auto avaliação.

Se você também é uma Mentes Inquieta, vem comigo para conteúdo reflexivo em primeira mão, você pode se inscrever na minha Newsletter ou entrar no Grupo do LinkedIn, tem sempre conteúdo para te ajudar encontrar sua melhor versão por lá


Sobre a autora


Oi, eu sou a Mari, não gosto dessa coisa de falar sobre mim na terceira pessoa e prefiro contar sobre minhas experiências e sonhos a falar sobre meu currículo profissional.


Minha maior ambição é inspirar a produção e consumo de conteúdo criativo no mundo de forma simples e prática, para que as pessoas possam levar a vida com mais humor e tirar velhos planos da gaveta.


Fora do meu horário de trabalho, estou sempre escrevendo algumas coisas aqui. Em 2020 comecei oficialmente a ajudar algumas pessoas a fazerem o mesmo, o objetivo: viver plenamente, escrita é também é terapia!


Tem dúvidas? Quer acompanhar todas as novidades? Ficar por dentro de todas as ideias? Fala comigo, é só me seguir no LinkedIn, Mariana Rosa.

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